Like The Renegades!

dezembro 06, 2011

If it makes you happy

Não sei porquê mas irrita-me, de certa forma, chegar a qualquer blog com posts lindos, cheios de sabedoria e ver comentários do género: "Obrigada pelo teu comentário! Beijo!", "Sigo! Segues-me de volta?". Eu não tenho nada que criticar porque compreendo que muitos não queiram perder os seguidores e outros têm um padrão de educação diferente do meu, o que me deixa um pouco melindrada. Pessoalmente, quando recebo comentários a respeito de um comentário que fiz no blog de uma pessoa sem que se refiram ao meu, fico danada! Mas é que fico mesmo porque imagino logo um hipotético pensamento: "Deixa-me despachar esta...". Parece que estão a sobrevalorizar o seu blog em detrimento daquele que comentaram! Para mim um comentário não é uma conversa que temos com alguém: é uma opinião. Não digo que não se venham a desenvolver conversas porque é inevitável, mas há que ter a noção que, da mesma forma que vocês perderam tempo a escrever, outros também perderam e não me venham com aquela triste conversa do "eu não escrevo para que me leiam!". Não? Então, por que escolheram o blogger para se expor? Se não querem ser lidos, escrevam num diário ou mantenham os ficheiros em word! 
Nos meus blogues eu não aceito mais comentários que não se refiram ao post porque é extremamente frustrante ver não sei quantos comentários e todos eles, ou na sua maioria, agradecimentos! Eu sei que muita gente adopta a política do "Eu não leio, mas leiam-me!". De facto, é capaz de ser uma boa aposta para quem aspira ter vários seguidores e vários comentários nos posts até porque aí forma-se uma conversa mas para mim isso não dá... Primeiro porque eu não sigo blogs à toa. Não importa que sejam de moda, de histórias ou até uma espécie de diário, para mim todos têm valor e não me importa o estilo desde que simpatize com o blog, o conteúdo e, sobretudo, a pessoa. No entanto, também não gosto que me sigam por seguir! Ou então que me sigam só para me aumentar o número de seguidores porque, sinceramente, não me aquece nem me arrefece ou, no pior dos casos, que me sigam só para se aproveitarem de mim por alguma razão, coisa que não é inédita e sei muito bem do que falo, visto que cheguei cá há um ano mas já passei por outras plataformas. 
Segundo, não gosto que me peçam para seguir, uma vez que é meio caminho andado para não seguir, a menos que seja algum que eu goste mesmo mas se não simpatizar com a pessoa... esqueçam. Nada feito. E, finalmente, não gosto de comentários descontextualizados... Eu quando vou por algum motivo a um blog, digno-me a ler o que a pessoa escreveu e comento mesmo que o real objetivo seja fazer um aviso ou algo do género. Se me faltam as palavras perante alguns posts? Imensas vezes mas isso não me impossibilita de todo escrever sobre o assunto e eu não tenho nenhum poder para o fazer... aparentemente sou normal... 
Eu não escrevi este post por escrever, como devem imaginar. Não gosto minimamente que depois de eu fazer um comentário venham ao meu agradecer, apenas. Até podem ter lido mas não gosto que não comentem... e acho que não sou a única. Não digo para "combatermos" esta raça porque é uma questão de bom senso, digo eu, mas ter consciência que há coisas que podem ser mudadas e uma simples palavra pode fazer alguém feliz. Há pessoas que realmente merecem bons comentários e não os têm... Acho que ultimamente as palavras têm andado muito subvalorizadas, bem como os blogues... Mas esta é só a minha opinião. No entanto, creio não ser a única a fazer esta constatação.
Um resto de bom dia! :D

6 comentários:

  1. Devia me ser permitido carregar 20 vezes no 'gosto' e no 'bem dito!' das reações, dado que concordo plenamente com a tua linha de pensamento.
    Sou da opinião que comentários com um simples: "Obrigada!" ou "Sigo-te, segues-me?" , para além de egocentristas, dado que nem se preocupam em ler o que o autor pode ter levado horas a compor, são também descabidos, tal a ânsia de se afirmarem e adquirirem mais seguidores.
    Tal como tu, também a mim , por vezes me faltam as palavras perante algum texto , mas opto sempre por escrever algo relacionado com o que está escrito, nem que seja um simples : "Concordo plenamente" ou "bem dito" , e só depois agradeço por determinado comentário no meu blog. É uma questão de bom senso , sim, mas como em todo o lado, também aqui, na blogosfera , há pessoas a pavonearem se por terem X seguidores e que não dão a minima para os mesmos.
    Seguir por seguir é o mesmo que nada. No meu caso, tenho até poucos seguidores, e tu Hayley, sabes bem que poucos , ou nenhuns mesmo (tirando tu) leem realmente o que escrevo, mas nós não podemos simplesmente excluí-los. Sendo assim, opto por apenas retribuir o "seguir" àqueles com quem me identifiquei ao ler o blog. Mesmo que por vezes não comente. Simples! :D
    Parabéns pelo texto. *-*
    beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Já discutimos diversas vezes este assunto Hayley e sempre estamos de acordo um com o outro a respeito disto.
    Antes de conhecer certos hábitos ruins da blogosfera, eu até insistia em esclarecer e se lerem posts antigos do Escritos Lisérgicos eu me mostrei muito indignado com tais atitudes, porém, como eu não estava sendo lido mesmo, nenhuma atitude mudou.
    Então restou-me apenas mudar a minha atitude. Eu deixei de seguir muitos destes blogues, pois são tão vazios quanto muitos perfis de twitter que são somente indicações de seguidores (e eu não vejo nenhum sentido ou graça nisto, aliás, nem me entra na cabeça e até prefiro que não entre ahah) e também deixei de moderar comentários deste tipo "segue-me de volta" ou "adorei" ou "lindo" ou "bem dito" ou "obrigada". Enerva-me. A pessoa podia ler algumas linhas ao menos para disfarçar que não é tão asna.
    Eu até pensei antes que era o interesse em ser lido sem ler, mas penso que nem seja mais isto, depois que conheci o twitter, parece que a única intenção é somente ver um crescimento de números, visto que alguns blogues parecem tumblrs, uma imagem "fofa" com uma única frase.
    Dispenso-os totalmente.

    ResponderEliminar
  3. Há sempre ovelhas negras nas redes sociais que não percebem o objectivo das mesmas. Egocêntricas é a principal coisa que se nota e vê. Confesso que muitas das vezes, acabo de ler um texto e fico sem palavras para comentar e acabo por não comentar no momento. O que faço é ir embora. Saiu e mais tarde volto e leio os posts e acabam por sair as palavras e resulta ;) Sabe que concordo com tudo o que escreveu! Parabéns pelo texto, Nya!

    ResponderEliminar
  4. É mesmo -.-
    É por isso que cheguei a um ponto que comecei a responder aos comentários no próprio blog, se as pessoas querem ler e responder que vão a caixa de cometários e como sei que não há um sistema de tags como há no facebook (devia haver que dava jeito as vezes) entendo que as pessoas não respondam de volta, é normal, acontece com todos os que adoptam este modo de "comentação".
    Se as pessoas leem e não querem comentar não tenho nada com isso, mas haverem seguidores que seguem por seguir? Vão para o inferno, o meu blog não é uma plataforma de anúncios ou lá o que lhe queiram chamar -.-

    Desculpa a azia do comentário mas é algo que me revolta.

    ResponderEliminar
  5. Sofia: Obrigada! De facto, é o que se tem vindo a assistir e parece não ter fim!
    Christian: Também concordo! Números e mais números como se isso determinasse a qualidade de um blog! Enfim! Cada maluco com a sua mania! :) haha
    Cassandra: Obrigada! ^^ Isso acontece e muitas vezes também não comento esse mas passo para outro ou espero pela próxima vez que fizer um post :)
    Victória: De facto, deveria haver tags para sabermos quando é que nos responderam nos próprios blogues. Eu não adopto esse mecanismo mas é digno também! Don´t worry! É a tua opinião e a mim também me revolta. :)

    ResponderEliminar
  6. Como eu te compreendo!!
    Eu não comento posts com a intenção que depois me venham agradecer. "Obrigada pelo comentário" ... não há necessidade disso!
    Mas algumas vezes, fazem isso. :S

    Mas o que mais me entristece são os deste tipo:
    "Olá! Segue-me, e a seguir sigo o teu" :(
    Por favooooor...

    Bisou*
    Ivhttp://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar